quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que é o marketing multinível


Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos.

De acordo com Will Marks “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

Conceito

O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.

Segundo tais autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

  • Marketing de Rede (MR)
  • Marketing Multinível (MMN)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Network Marketing (NM)

História

O médico e químico Dr. Carl Rehnborg foi um cientista notável ao mesmo tempo em que era um homem com visão inovadora sobre negócios. No início de sua carreira como representante de vendas de companhias americanas na China, na década de 20, Carl decidiu dedicar-se ao estudo sobre nutrição. Após concluir que as pessoas não consumiam as quantidades adequadas de vitaminas, ele desenvolveu a técnica de desidratação e concentração de nutrientes em cápsulas.

Sua importância para a fundação do sistema de marketing multinível deu-se quando ele pensou numa forma diferente de distribuição e comercialização dos produtos de sua empresa (Nutrilite Products Inc.).

Ao contrário dos sistemas de comercialização e distribuição vigentes na época, o marketing multinível se diferenciava pelo fato de criar uma rede de vendedores e distribuidores. Ao mesmo tempo em que realizavam as vendas, distribuíam os produtos e divulgavam a marca através do “boca-a-boca”, os vendedores tinham a possibilidade de indicar outros vendedores. Além da redução dos custos com logística, disponibilidade de estabelecimentos físicos (escritórios, depósitos, etc.), campanhas publicitárias em meios de comunicação de massa e outros custos envolvidos na comercialização dos produtos, os negócios que se apoiavam no sistema de marketing multinível diferenciavam-se do mercado por conta de seu contato entre empresa, distribuidor e consumidor. Essa relação criava entre empresa e consumidor um laço mais estreito e pessoal.

Ondas

A evolução do sistema de marketing multinível divide-se em ondas (períodos). Ou seja, cada onda possui características diferentes no que se refere ao modelo de sistema multinível e suas especificidades. As ondas, historicamente definidas são:

Primeira onda (1941 - 1979)

A primeira onda inicia-se logo após a criação do marketing multinível por Carl, quando o primeiro plano de comissões para diferentes níveis foi implantado em sua empresa naquela época. Durante este mesmo período, algumas pessoas e empresas aproveitaram o desenvolvimento do sistema de marketing em rede e desenvolveram o esquema em pirâmide. Este tipo de esquema possui uma estratégia bem parecida com o marketing multinível. Porém, a diferença essencial é que o multinível é uma ferramenta de negócios com o fim comercializar produtos e/ou serviços, ao contrário do sistema em pirâmide, que recruta pessoas com o intuito de movimentar dinheiro somente.

O fim da primeira onda dá-se quando a Comissão Federal de Comércio, em 1979, define o marketing multinível como um negócio legítimo, ao contrário do esquema em pirâmide.

Segunda onda (1980 - 1989)

No início da década de 80, algumas centenas de empresas que utilizavam o sistema de marketing multinível explodiram nos Estados Unidos. Grande parte delas nascia em garagens e fundos de quintais sem nenhuma estrutura básica de organização. A experiência frustrou muitos negociantes e distribuidores que aderiram ao sistema de marketing multinível. Naquela época, os distribuidores acumulavam milhares de funções, além da necessidade de comprar cada vez mais produtos a fim de subir nos planos de carreira das empresas. Esta quantidade de fatores negativos resultavam em estoques parados, desgaste físico e emocional dos distribuidores e, no final das contas, muito pouca ou nenhuma margem de lucro.

Terceira onda (1990 – 1999)

A terceira onda é caracterizada pela presença de novas tecnologias e mão-de-obra especializada na administração destes tipos de negócios. Neste cenário, executivos profissionais trabalhavam para reverter a imagem do marketing de rede e torná-lo menos árduo para os distribuidores. As companhias apostavam em sistemas informatizados, novas tecnologias de comunicação e técnicas sofisticadas de administração a fim de tornar o marketing multinível mais eficaz. Outro fator de destaque é que as condições dos planos de compensação ficaram mais plausíveis. Ou seja, os distribuidores deixaram de ser pressionados a investir mais tempo e dinheiro do que dispunham para tocar o negócio.

Quarta onda (anos 2000)

Essa onda levou alguns especialistas a acreditar que o marketing de rede está propenso a crescer ainda mais no século XXI. Prova disso é que grandes empresas multinacionais têm investido em empresas de marketing multinível ou em programas próprios de marketing de rede em suas empresas. Este impacto é resultado da imagem que o marketing multinível tem construído através das empresas que trabalham com o sistema e o aplicam com seriedade.

Quinta onda (previsão)

Apesar de não estabelecida, a quinta onda é uma previsão de especialistas do ramo. Segundo eles, a internet representa o caminho mais eficiente para a criação de um bom "network". Afinal, conceitualmente, a internet nada mais é do que uma rede mundial. Além da ampliação da rede de contatos dos distribuidores, a internet seria responsável por agregar inovações no processo de comunicação e relacionamento entre empresas, distribuidores e consumidores.

Modelo de negócio

De acordo com a obra de Bernard Lalonde, “É cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados”. O que reforça a ideia de o modelo de marketing de rede ser uma grande tendência em diversos segmentos de mercado.

O marketing multinível faz parte de um conjunto de canais por onde um fabricante pode fazer com que seus produtos cheguem ao seu consumidor. Além do marketing multinível, os outros canais que realizam esta tarefa são: varejo, vendas diretas e vendas por catálogos ou ordem postal.

  • Varejo: O produto é comercializado através de estabelecimentos como farmácias, mercearias, mercados, etc. Segundo Kotler,, “o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal [...]”.
  • Vendas Diretas: A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosméticos, perfumes, artigos para o lar e afins. Táticas como vendas de porta-em-porta e reuniões em casa são bastante difundidas pelas vendas diretas.
  • Vendas por catálogo: Como o próprio nome diz, as vendas são realizadas através de revistas e jornais enviados para o consumidor.
  • Marketing multinível: Este tipo de canal derivou das vendas diretas. Porém, em essência, possui algumas diferenças. A fim de exemplificar o funcionamento do sistema, vamos supor uma ocasião onde o sistema de marketing multinível pode ser aplicado:

Funcionamento

Imagine que você é um fabricante que possui um produto que não se adequa aos canais convencionais de varejo, e por isso você contrata representantes de vendas para vender seu produto diretamente ao consumidor.

Aas vendas estão boas, mas o crescimento da sua base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas. Como encontrar mais força de vendas de qualidade?

Seu pessoal de vendas atual tem amigos, família ou clientes satisfeitos que gostariam de uma renda adicional. Você solicita a seu pessoal de vendas que recomendem alguns.

Você não consegue muitas recomendações porque seu pessoal de vendas está ocupado vendendo e não quer ser incomodado. Você decide oferecer um prêmio para cada recomendação.

Seu pessoal de vendas está excitado pela sua oferta de premiação e então você consegue uma boa quantidade de recomendações e novos empregados. Alguns são eficazes e outros nem tanto. Como recompensar os vendedores que recrutam os mais talentosos? E como treinar este novo pessoal?

Você decide basear a recompensa no desempenho e recompensa um vendedor que recruta um novo vendedor pagando uma comissão sobre o que este novo vendedor vende. Isto dá ao seu atual time de vendedores um incentivo para encontrar bons profissionais e treiná-los tanto quanto possível sobre o seu negócio.

Por exemplo, seu vendedor, José, recruta e treina Sônia e Roberto. Sônia recruta e treina Jane e Pedro. Roberto recruta e treina vários de seus amigos. Uma "rede" de vendedores está se formando. Você simplesmente moveu-se das vendas diretas para uma rede de múltiplos níveis ou marketing de rede. Você está pagando as pessoas pelo que elas vendem e também pelos esforços de recrutamento e treinamento que estão criando seu negócio.

Você pode caminhar um passo adiante. Você permite que seus vendedores se tornem negócios independentes. Não existem mais empregados. Você vende a eles seu produto a um preço por atacado e permite que eles vendam a um preço de varejo maior. Eles concordam em seguir a política de sua empresa, mas são empreendimentos independentes. E você, como fabricante, tem um volume e força de vendas em constante expansão.

Estrutura

Assim como em outras estruturas empresariais, uma empresa de marketing multinível é composta por cargos e funções específicas em sua estrutura. Ou seja, cada cargo ou função fica responsável por cada etapa do processo. Este conjunto de responsabilidades sustenta a ampliação da rede, consequentemente, a inserção dos produtos comercializados em novos mercados sem deixar de suprir as necessidades dos antigos clientes e distribuidores. Basicamente, os setores, cargos e suas respectivas funções são:

  • Presidente e CEO - Possui responsabilidade total sobre as funções da empresa.
  • Vendas - Responsabilidade sobre os recrutamentos, treinamentos, desenvolvimento e motivação da força de vendas dos distribuidores independentes. O executivo de vendas também é responsável por desenvolver e promover o negócio como um produto, incluindo design e atualização dos materiais do kit de vendas inicial (kit de patrocínio).
  • Marketing - Este setor se encarrega da seleção e manutenção da linha de produto apropriada para que a organização de vendas (distribuidores) possa vender. Fatores como preço, promoção, relações públicas, comunicações de marketing, posicionamento e lucratividades também são responsabilidades inerentes ao setor de marketing, assim como o sucesso de lançamento dos produtos, pesquisas de marketing e análises competitivas.
  • Operações: - O setor de operações dá suporte às etapas de produção, compras, distribuição, embarque de mercadorias e controle de inventários.
  • Suporte Administrativo e Financeiro - Algumas funções como gerenciamento de informações, jurídico, recursos humanos, planejamento financeiro e contábil são as responsabilidades do setor.
  • Desenvolvimento de Produto - O desenvolvimento de produto deve representar uma ação entre representantes de vendas, marketing, operações e financeiro. Essa ação conjunta dos setores forma o Comitê de Desenvolvimento de Produto. A criação e desenvolvimento de um novo produto dependem da exigência do mercado. Esse desenvolvimento deve visar o aumento de pedidos e/ou estímulo para recrutamento de novos distribuidores.
  • Departamento de Suporte - Este departamento deve assegurar a interação entre os distribuidores ou representantes. A importância da ênfase da tecnologia nesse processo é essencial, pois além de transmitir segurança e rapidez no contato com a empresa e os outros setores, transmite-lhes a certeza de estar trabalhando com uma empresa que se preocupa em atingir excelência.

Algumas ferramentas de suporte aos distribuidores são: ligações gratuitas (0800), revistas mensais, informações organizacionais, fax, teleconferências, treinamentos e reuniões, materiais de vídeo e áudio.

Fatores legais

Este é um ponto crítico pelo fato de envolver julgamentos éticos e morais em relação ao marketing multinível.

Segundo Buaiz: “No marketing de rede temos visto que alguns distribuidores estão mais preocupados em utilizar-se de todos os recursos antiéticos – mentiras, ilusão e pressão psicológica, por exemplo – para promover um crescimento mais acentuado em suas organizações.”

A conseqüência destas atitudes é a desconfiança em massa em relação ao sistema de marketing multinível. Milhares de pessoas se decepcionam com o sistema quando descobrem que foram enganadas pela empresa “X” ou distribuidor “Y”.

A impressão negativa difundida pelo senso comum resultou na comparação direta entre o sistema de marketing multinível e o esquema em pirâmide.

No final da década de 70, várias diretrizes foram criadas a fim de legitimar as operações de marketing multinível. Dentre elas, as principais são:

a) Os distribuidores foram instruídos a vender (ou usar) 70% dos produtos que compram da empresa com o objetivo de gerar estoques com o único intuito de aumentar o cheque das comissões (front-loading)

b) As empresas deveriam ter uma política de recompra, na proporção de 90% do preço dos produtos, para produtos não vendidos que desistiram de continuar o negócio.

A adoção de normas rígidas e organização das empresas de vendas diretas no Brasil deram origem a uma entidade denominada Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Esta entidade passou a adotar códigos de conduta promovidos pela World Federation of Direct Selling Association (WFDSA). Os códigos de conduta visam proteger consumidores e vendedores diretos para alertá-los contra ações de má fé ou descuido nas relações existentes. Dentre os temas abordados estão: critérios de recrutamento, informações sobre produtos, estímulo à formação de estoque, respeito à privacidade do consumidor, critérios e prazos para devolução dos produtos.

Críticas ao Sistema

O sistema de marketing multinível ainda está sujeito a muitos questionamentos em relação à sua eficácia.

Alguns argumentos questionam a credibilidade das empresas que trabalham com o marketing multinível. Os dois mais lógicos são relacionados à saturação do mercado e à confiabilidade de algumas empresas de marketing multinível

Saturação

A questão da saturação é matemática. Supondo que na rede cada indivíduo tivesse 10 pessoas sob sua liderança, o número de associados superaria a população mundial alguns níveis logo abaixo do inicial. O resultado seria saturação do negócio e a impossibilidade de expansão.

De fato, a lógica tem sentido. Porém, é importante considerar alguns pontos antes de um julgamento final. Até hoje não há comprovação que sistemas de marketing multinível tenham saturado. Considerando o consumo como um fator dinâmico e regulador de demandas, um negócio estático (não-dinâmico) sequer chegaria ao ponto de saturação. Nem todos estão dispostos a aderir ao sistema de marketing multinível, seja por desconfiança ou por falta de interesse. A gama de serviços e produtos que podem ser oferecidos a nichos e mercados específicos estimula a concorrência e freia a tendência de saturação. Por estes e outros motivos, assim como em outras atividades, o marketing multinível é passível de saturação. Porém, é preciso contextualizar sua aplicação no mercado antes de fazer qualquer afirmação.

Credibilidade negativa

É um fator que causa constantes desistências e decepções. Empresas de caráter duvidoso que se aproveitam da ingenuidade de parte da população constroem discursos de lucros altos com pouco trabalho e retorno rápido.

Assim que se comprova que as afirmações de dinheiro fácil são enganosas, os distribuidores que aderiram ao sistema percebem que o negócio não funciona como prometido. Em alguns casos, o investimento de grandes quantias de dinheiro e tempo naquele negócio traz enormes prejuízos aos associados das empresas com credibilidade duvidosa.

Marketing multinível e esquema em pirâmide

Algumas empresas têm mascarado o esquema em pirâmide sob o sistema de marketing multinível.

Um esquema em pirâmide é um modelo comercial não-sustentável que envolve basicamente a permuta de dinheiro pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema sem que qualquer produto ou serviço seja entregue. Esquemas em pirâmide existem há pelo menos um século. O esquema em matriz usa o mesmo sistema não-sustentável fraudulento da pirâmide, mas nele as vítimas pagam para entrar numa lista de espera de um produto desejável, o qual somente uma pequena parcela dos interessados poderá realmente receber.

O que é o forex?




1) O que é o Forex ?

Forex são as iniciais de Foreign Exchange, o mercado onde se negoceiam os principais colaterais de câmbio mundiais a nível global. Trata-se do mercado mais líquido do Mundo, diariamente mais de 1.5 triliões de Dolares são negociados na Forex, ultrapassando largamente qualquer outro mercado financeiro mundial... É neste mercado que as grandes instituições bancárias mundiais e bancos centrais fazem as suas transações inter-câmbiais diariamente. Até há pouco tempo, a Forex estava praticamente reservada a estes grandes institucionais, devido às avultadas margens de negociação exigidas... Mas nos últimos anos tem-se vindo a popularizar nos investidores particulares, e mais recentemente com a criação do mini-forex o interesse neste mercado «disparou»... 2) Como se negoceia o Forex ? O funcionamento do Forex não é muito diferente da maior parte dos mercados. É um pouco mais complicado do que o mercado accionista, mas muito mais simples do que o mercado de futuros. Vamos tomar como exemplo o cross EUR-USD, que é sem dúvida o mais interessante, o mais liquido e o que nos interessa... ;-) A negociação funciona em lotes, no Forex standard, cada lote corresponde a 100.000 unidades da moeda em questão, neste caso 100.000 Euros. No mini-Forex, cada lote corresponde a apenas 10.000 unidades, ou sejam 10.000 euros. O mercado tem um preço de compra (bid price), e um preço de venda (ask price), o spread normal são 3 pips (na Forex usa-se o termo pip em vez de tick), embora seja possivel encontrar spreads de 5 e mesmo 6 pips. Já agora, e para que fique claro, cada pip corresponde a 1/10.000 unidades de moeda, ou melhor dizendo: 0.0001 euro neste caso. Como exemplo, deixo o bid/ask do EUR-USD neste momento: Bid (compra): 1.1549 Ask (venda): 1.1552 O Forex permite compra ou vender a descoberto tal como nos futuros, com a vantagem de não ter qualquer prazo de maturidade e além de se negociar directamente o Cash e não um derivado com valor ligeiramente diferente. Por exemplo, quando muitas vezes se olha para o gráfico do DAX e se vê um movimento intraday de inversão, olha-se para os futuros, e estes já estão muito acima, sempre com uma volatilidade e uma rapidez maior do que o cash... No Forex não há esse tipo de problemas... «What you see, is what you get»... ;-) Outra caracteristica muito interessante deste Mercado, é que está aberto 24 horas por dia... Em horário português, o funcionamento é: Das 20h30m de Domingo até às 20h30m de Sexta Feira.



3) A Margem e a Alavancagem:

Tal como nos futuros, o investidor não necessita de possuir em dinheiro o valor total da posição que vai assumir. Neste caso, ao comprar um lote de Forex, a margem normal exigida é de apenas 1.000$, para uma posição total de 100.000$. Esta margem é considerada a margem standard, mas pode variar de corretora para corretora... No Caso do Mini-Forex, é possivel ver margens de 100$ a apenas 25$ por lote, e cada lote corresponde a 10.000$ Repare-se que numa situação standard, estamos já a falar de uma alavancagem de 100 X, e numa situação extrema de margem a 25$ a alavancagem é já 400X (!!!) Embora a maior parte dos nossos leitores esteja já familiarizada com a margem e o poder da alavancagem, vou dar aqui um exemplo prático de um negócio com um lote de mini-Forex, com uma margem de 100$. - O investidor compra 1 lote de mini-Forex EUR-USD a 1.1549 - Vende-o a 1.1649, ganhando 100 pips - O ganho deste negócio é de 100$, ou seja, 100% da sua margem. Dica: Com 1 lote mini-Forex, cada pip (0.0001) significa 1$ de lucro ou perda. Não esquecer, que se este exemplo fosse uma venda a 1.1499, significaria uma perda de 50% da margem...

4) Resumo das Vantagens deste mercado:

- Mercado mais liquido do mundo - Margens muito baixas - Abertura 24 horas por dia - Negociação directamente no Cash - Volatilidade intraday muito interessante

5) Perigos deste mercado:

- A alavancagem muito alta, é um perigo para os investidores que não fazem uma gestão do risco adequada. - O facto de estar aberto 24 horas por dia, faz com que muitos investidores acabem por fazer «overtrading» (negociação excessiva e irracional). - Para alguns, o Forex torna-se viciante...

6) A Gestão do Risco de Alavancagem:

Para muitos investidores, quando se fala de uma alavancagem de 100X ou 200X, simplesmente pensam: «Este mercado não é para mim !! isso é de loucos». Mas é importante não esquecer, que em última análise, cada investidor pode escolher o seu nivél de alavancagem... Repare-se que, se com uma conta de 1000$ é possivel ter 10 lotes de mini-Forex (e algumas corretoras, é possivel ter 40 lotes), que correspondem a uma posição de 100.000$... essa mesma conta também pode ter apenas 1 posição de 1 lote, o que corresponde a apenas 10.000$ e uma alavancagem de 10X (que no Forex é considerada uma alavancagem baixa). Este raciocinio é muito simples, mas por incrivel que pareca, muitos investidores não conseguem pensar desta forma... e é ai que os desastres acontecem... Exemplo: Um Ferrari pode atingir uma velocidade de ponta de 360 Km/hora, mas não conheço ninguém que estabeleça essa média... Ou mesmo que alguma vêz tenha testado essa velocidade numa estrada Portuguesa... E se alguma vez fez isso, foi apenas 1 ou 2 vezes... Outro exemplo: Um BMW X5 pode atingir os 240 km/hora, mas a fazer Todo Terreno, penso que ninguém testou alguma vez essa velocidade sem partir completamente o carro.... Se tem dúvidas ou receios de experimentar o Forex, pense no que faria ao volante de um Ferrari ? Acha que teria logo um acidente ? ou acha que conseguia sobreviver a uma viagem Porto Lisboa na A1 sem matar ninguém e fazer evaporar o carro contra um poste ? A maior parte das falências na Forex, evitavam-se com raciocinios tão simples como este... Já agora, é também na Forex que o rácio de perdedores é maior (pior ainda do que ns futuros).

7) Estratégia na Forex

Que time frame ?? Daytrading ou Position Trading ???

Confesso que, quando olhei pela primeira vez para o Forex pensei em fazer Position Trading. Primeiro porque é a time frame que me habituei a negociar ao longo da minha vida nos mercados, segundo porque tinha opiniões sólidas sobre o médio prazo do EUR-USD... Após alguns dias de negociação, e de olhar quase 24 horas para os Gráficos intraday do EUR-USD, começei rapidamente a ter opiniões sobre os micro comportamentos deste Cross... Experimentei usar a Análise Técnica clássica aos padrões intraday, e fiquei abismado com alguns comportamentos repetitivos... As estratégias de contrary opinion também funcionam muito bem para o intraday... Um exemplo foi o último relatório do BCE, em que o EUR-USD esteve uns dias a corrigir, saiu a notícia do corte de taxas e o EUR-USD teve um rebound de 160 pips em algumas horas.... Já agora, quando se fala em 160 pips (0.0160) no Forex, é como falar numa subida intraday de 10% no DAX ou no Nasdaq... ;-) Para não falar que o EUR-USD tem um comportamento muito próprio nos intradays, e que com algumas centenas de horas de observação, o investidor mais astuto começa a desenvolver um sexto sentido... Sentido esse que pode ser muito útil ao desenvolver uma estratégia de Daytrading... Mas voltando à questão... Daytrading ou Position ??? A minha resposta é: Daytrading por objectivos e Position como Bonus... O que é isto ??? É uma forma de fazer melhor Daytrading e fazer position de vez em quando sem os riscos do position trading habitual... (Explicarei melhor mais à frente).

8) O Daytrading, a Disciplina e a minha Estratégia

A maior parte dos Daytraders que conheçi tiveram 2 histórias: 1) Fizeram muito dinheiro em pouco tempo, perderam esse dinheiro todo ainda mais rápido, e abandonaram a actividade. 2) Perderam muito dinheiro em pouco tempo, e abandonaram a actividade. Há algumas excepções: 1) Perdem muito dinheiro em pouco tempo, mas tem uma fonte de receitas exterior ao mercado financeiro, e então conseguem estar constantemente a perder dinheiro em pouco tempo, porque não tem nada para fazer passar o tempo e/ou porque o dinheiro exterior não acaba. Obviamente que estou a exagerar um pouco, e que há decerto alguns leitores que fazem daytrading e que ganham consistentemente ao longo dos anos... Até há muito pouco tempo, fui céptico em relação ao Daytrading, mas numa coisa acreditava, um daytrader de sucesso tem de ter:
Disciplina
,Disciplina, Disciplina e Disciplina... Se para ser um Position Trader de sucesso é necessário ser muito disciplinado, para se ser Daytrader é necessário ser 50 vezes mais do que isso. Mais importante de que o preço a que se compra ou se vende, é um plano estratégico minucioso de cada trade, um stop, um objectivo, uma gestão do risco dessa posição e um report de cada trade. Saber porque se está a abrir uma posição, porque se está a fechar essa posição, porque se ganhou dinheiro nessa posição, porque se perdeu dinheiro nessa posição, etc A unica forma que vejo de se disciplinar o comportamento de um trader, é passar isso tudo a escrito num diário de trading (um simples caderno serve), e diariamente inserir numa folha de excell todos os negócios, mais os comentários de cada negócio. Adicionalmente, cada trader deve saber as suas médias, ou seja, que % dos seus negócios são ganhos, que % são perdas, que % são negócios neutros, qual é o ganho médio, a perda média, a performance média de cada negócio, etc. Estes valores devem estar na cabeça do daytrader como a tabuada. Regularmente, o daytrader deve olhar para o seu diário de trading e recordar os seus ganhos, as suas perdas, as razões... Observar a evolução das suas médias, como se de uma análise fundamental de uma empresa se tratasse... O Daytrader deve fazer «Análise Técnica» dos seus comportamentos, encontrar padrões comuns nos seus ganhos, encontrar perdas padrão e aniquila-las, maximizar o seu comportamento para se tornar numa: «Ultimate Trading Machine»... ;-) (Penso que esta expressão foi inventada pelo meu colega César Borja).

Falando agora de objectivos...
A técnica de fazer Daytrading por objectivos não é original, mas é muito simples e funciona muito bem para um trader disciplinado. Serve para o trader manter o «focus» em algo que quer atingir, e usar a sua disciplina para o conseguir concretizar. Concretamente no cross EUR-USD, o movimento standard são entre 30 a 40 pips, os micro trading ranges diários são de 10 a 20 pips... e os grandes movimentos diários (mais raros) são entre 50 a 70 pips (tudo isto são valores não oficiais, apenas testados empiricamente). Num «palco de guerra» como este, não será ambicioso pedir 20 pips por dia ? Porquê 20 pips ? Porque se um movimento standard são 30 a 40 pips, será relativamente mais fácil de pedir 20 pips do que 40, o que implicaria acertar no minimo e no topo do micro-movimento... Os 20 pips são uma estratégia que se adequa a mim, obviamente que de trader para trader este valor varia. Cada trader deverá ter sensibilidade para esta decisão. E então qual é o objectivo ? O objectivo é simples:

- Não perder mais de 20 pips por dia, tentando ganhar 20 pips por dia. ???? Exacto !... No fundo o objectivo é ganhar 20 pips por dia, mas a condicionante é que se se perder 20 pips antes de conseguir ganhar 20 pips, acaba-se o trading nesse dia. Para se concretizar esta estratégia utilizo normalmente um stop de 20 pips, já que inicío o meu dia de Daytrading no que penso ser uma excelente oportunidade. Obviamente que se este negócio falhar, o meu dia acabou, mas nesse trade tenho também sempre activado um preço de saida nos 20 pips de ganho. Normalmente só falho o primeiro negócio do dia 1 X por semana, tento que esse negócio seja minuciosamente escolhido, e foco-me em ganhar os 20 pips de forma rápida. Então e quando se ganha os 20 pips ? acabou a brincadeira ? Não, relembro que o objectivo é não perder mais do que 20 pips... tentando ganhar os 20 pips... o «tentando» não implica que o dia acabou nos 20 pips de ganho. Este raciocinio parece um pouco descabido... Mas tem um propósito: Ao negociar EUR-USD, muitas vezes depois de fechar um trade de 20 pips, continua-se com a sensação que esse trade tinha muito mais para dar... e é frustrante... Muitas vezes até porque se tem uma determinada opinião de Position Trading, e acaba-se por «deixar escapar» grandes negócios, que ainda por cima estavam desenhados na nossa estratégia de Position.... Relembro uma vantagem do Forex... como está 24 horas aberto por dia, não há riscos de um Gap na abertura do dia seguinte (excepto à Sexta feira)... O que significa que um stop mantém-se válido e 100% garantido de um dia para o outro. Isto tudo para dizer o propósito desta estratégia: A situação do trade inicial de abertura que mencionei mais acima, com os 20 pips de objectivo e 20 pips de stop, é à partida uma situação injusta... No Position Trading convencional, esta situação é mesmo inaceitável e sem sentido... Mas no Daytrading, não se explora tendências... muito pelo contrário, procura-se migalhas... de preferência muito rápidas... Normalmente o segundo trade do dia, é também um trade com as mesmas caracteristicas, 20 pips de stop e 20 pips de objectivo... Embora neste caso já se possa alargar o objectivo com mais segurança... O objectivo final desta estratégia é o Position como Bonus... que muito basicamente, significa que ao fazer 2 trades ganahadores consecutivos de 20 pips, posso-me dar ao luxo de tentar (caso tenha em mente) um negócio de position com risco 0 (zero), e com um stop mais alargado ou de 20 pips... Risco zero, porque garanti mais do que o meu objectivo diário e posso-me dar ao luxo de porlongar este trade por um periodo mais alargado, tentando apanhar o que normalmento deixo fugir quando «apanho» as migalhas... Em média, perco 2 em cada 3 «Position como Bonus»... mas no único que ganho, a performance é em média 100 a 150 pips... tendo em alguns casos ultrapassado os 250 pips.

A Estratégia e o Timming...

Muitas vezes, a razão porque se faz um trade, deixa de fazer sentido devido ao tempo que passou desde que se iniciou o trade... sem no entanto termos sido stopados ou atingido o objectivo... Há que «negociar» bem isto, e ver até que ponto faz ainda sentido termos determindado trade em aberto...

A Estratégia e a alavancagem ?

Em média não utilizo mais dos que 1/3 da minha margem disponivel, ou seja, não alavanco mais de 33X em média, o que não quer dizer que esporadicamente não o faça, ou que quando o meu índice pessoal de confiança está mais baixo não utilize alavancagens ainda menores...

Resumo da estratégia:

- Não perder mais de 20 pips por dia, tentando ganhar 20 pips / dia - Se num determinado dia, os ganhos forem iguais ou superiores a 40 pips, posso arriscar um position trade com um stop máximo de 40 pips e não inferior a 20 pips.

Então e as motivações e estratégias de compra ou venda ?

Penso que ainda não chegou o dia, em que alguém consegue explicar a outra pessoa, uma receita de como ganhar dinheiro em bolsa. Provavelmente a minha estratégia não se adequa a muita gente... Outras estratégias de pessoas ganhadoras não se adequam a mim... e por ai fora... Em jeito de resumo (posso aprofundar num outro artigo posterior), os meus motivos para abrir posições de Daytrading são pouco variados: - Normalmente, identifico padrões de 1 ou 2 dias, e estabeleço o que penso ser a tendência mãe dos gráficos intraday. - Depois, tento identificar padrões mais de micro-prazo, nos gráficos de barras de 5 minutos, deixo esses padrões ganharem alguma consistência e aposto neles, sempre olhando para a tendência mãe (2-3 dias). - Não uso indicadores técnicos, apenas suportes, resistências, triângulos, etc. Estudo as falsas rupturas e falso sinais, e tento adivinha-los para evitar «gastar cartuchos». - Utilizo contrary Opinion em noticias que possam influênciar o EUR-USD. - Apesar de evitar influências directas, faço sempre uma AT clássica de Position Trading ao EUR-USD, essa opinião serve para o caso de ter o «Position como Bonus» e nunca para tentar ganhar os 20 pips...



9) Onde negociar ?

Existem dezenas, ou mesmo centenas de corretoras online para se negociar Forex e Mini-Forex. É só pesquisar .Para quem quiser entrar no mundo forex sem arriscar nenhum do seu dinheiro,aproveite estas oportunidades,basta clicar no banner e inscrever-se.

Qualquer duvida contacte-me através do formulário.







































Sample Form
Questions marked by * are required.
1.Nome: *
2.Email: *
3.Cidade *
4.Tel:
5.Msn - Skype:
6.Quero *
  • saber mais informações
  • inscrever-me
7.Mensagem:



Um abraço e bons negócios !

referencia:Pedro miranda

Clickbank


A Clickbank é uma plataforma de afiliados que reúne mais de 35.000 produtos que qualquer pessoa pode promover enquanto afiliado, e ganhar excelentes comissões por cada venda.

É seguramente uma das plataformas de afiliados que paga as mais altas percentagens aos seus afiliados, por cada venda conseguida, com comissões que podem chegar aos 75%.

Existem basicamente 2 formas de ganhar dinheiro com a Clickbank:

- Afiliados - Enquanto afiliado você pode promover os produtos e ganhar comissões pelas vendas conseguidas.

- Vendedores - Enquanto vendedor você pode criar os seus próprios produtos, colocá-los à venda através da Clickbank e ganhar por cada venda conseguida pelos afiliados.

Enquanto afiliado poderá promover produtos em 4 idiomas diferentes: Inglês, Francês, Alemão e Espanhol, sendo que a grande maioria dos produtos e respectivas landing pages estão em Inglês.

Os produtos estão divididos por categorias, e existe também a possibilidade de fazer pesquisa avançada (através de palavras-chave, por exemplo), de forma a encontrar mais rapidamente os produtos que lhe interessa promover.

clickbank ganhar dinheiro

DICAS PARA ENCONTRAR OS MELHORES PRODUTOS PARA PROMOVER

- Escolha produtos com índices de Gravity (Grav.) elevados - Quanto mais elevada for a Gravity do produto, maior a probabilidade de conseguir vendas e ganhar as respectivas comissões, uma vez que esses são os produtos que vendem melhor e têm taxas de conversão mais altas. Os valores de Gravity variam entre 0 e 400 (ou ainda mais). Produtos com gravity superior a 100, normalmente já boas apostas.

- Escolha produtos com comissões mais elevadas - Na Clickbank a comissão paga por cada venda pode variar muito. Existem produtos em que irá ganhar menos de 10 dólares e outros em que a comissão ultrapassa os 100 dólares.

Dica: Combine estes 2 factores e assim irá encontrar os melhores produtos para promover e que lhe trarão melhores lucros. Por exemplo, faça uma pesquisa avançada para encontrar produtos com gravity igual ou superior a 100 e com comissão superior a 30 dólares.

_O montante mínimo para pagamento é de 100 dólares.

Ganhe por clicar


Decidi escrever este post, porque imensas pessoas gostam de ganhar algum dinheiro sem ter que investir e sem ter que sair de casa.

Todos temos algum tempo livre por dia, então porque não ser pago por ver publicidade,podemos juntar o útil ao agradavél e ganhar algum dinheiro.

Estes sites não têm o intuito de enriquecer,mas com o dinheiro ganho, já comprei algumas prendas aos meus filhos.Também pode investir em publicidade se tiver algum negócio para divulgar.Uma boa ideia, não?

Existem imensos sites de cliques na net,mas nem todos são sérios,tenham cuidado pois muitos não pagam.Aqui irei postar somente aqueles que já testei e sempre pagaram,alguns ainda estão em teste,conforme comprovar a sua credibilidade irei acrescentar a lista.

Existem várias maneiras de ganhar, que varia de site para site,ganha sempre ao ver publicidade o montante pode variar e ganha por afilhados cada site tem seus escalões próprios de comissões.

ValePTR.com

   ayaemails.com

     dancemails.com


fusionmails.com

DonkeyMails.com: No Minimum Payout

AllMyMoneyForYou



   ButterflyMails





Arco-íris do sucesso


Já ouviu falar no arco-íris do Sucesso? Pois bem, até há pouco tempo eu também não tinha conhecimento desse curioso “arco-íris”.

O arco-íris do sucesso é basicamente um conceito que poderá ajudar qualquer pessoa a perceber e a relacionar-se melhor com as outras pessoas. Este conceito é realmente curioso e pode ser aplicado em qualquer tipo de actividade.

Neste artigo vou falar da sua aplicação aos negócios de marketing de rede, isto porque o marketing de rede é muito mais que um negócio de vendas, é essencialmente e acima de tudo um negócio de pessoas.

O conceito do arco-íris do Sucesso consiste em conseguir identificar (”catalogar”) as pessoas usando as 4 cores básicas: amarelo, azul, verde, vermelho, e depois adequar o seu discurso e a sua atitude em função da cor que mentalmente você atribuiu a essa pessoa. (E não me estou a referir à cor de pele, OBVIAMENTE!)


AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO DE PESSOAS

AMARELOS - Os amarelos são cerca de 35% da população, e nesse grupo normalmente caem os trabalhadores comuns, os funcionários públicos, as pessoas religiosas, entre outras. Normalmente este tipo de pessoas agem muito com o coração, e quase nem têm tempo para elas próprias porque ocupam muito do seu tempo ajudando os outros.

Os amarelos poderiam criar grandes organizações de marketing de rede, se realmente o quisessem fazer. Os amarelos não se deixam levar pelo entusiasmo nem por expectativas desmesuradas, por isso quando falar com um amarelo fale sobretudo do negócio, dos produtos, das vantagens, etc. Se você falar que ele vai ganhar muito dinheiro ao entrar para o seu negócio, ele vai deixar de prestar atenção e perder o interesse.

AZUIS - Estes são 15% da população e gostam bastante de se divertir. São o tipo de pessoa que anda sempre a experimentar novos negócios. Com os azuis você tem que ir com calma tal como com os amarelos, no entanto, abra um pouco mais o jogo e fale também da parte divertida do marketing de rede, das jantaradas, etc. - eles adoram esse tipo de coisas.

VERDES - Os verdes são pessoas que analisam tudo e mais alguma coisa antes de tomarem alguma decisão e são cerca de 35% da população. Antes de falarem com você provavelmente já analisaram o seu site, já pesquisaram sobre a empresa na internet, enfim… já sabem quase tudo. Com os verdes você tem que explicar todos os pormenores e mostrar que realmente sabe do que está a falar e que está a sério no negócio. Eles têm que sentir confiança e ver em si um verdadeiro líder.

VERMELHOS - são cerca de 15%. Normalmente eles pensam no marketing de rede como um negócio de vendas, e para eles quanto mais venderem mais vão ganhar (o que em parte é verdade, mas só em parte). Se você aproveitar isso e explicar que poderiam ganhar muito mais recrutando meia dúzia de pessoas então você irá convertê-los em pessoas verdadeiramente empenhadas com o sucesso.

Como falei no início deste artigo, o marketing de rede (ou marketing multinivel) é acima de tudo um negócio de pessoas e por isso você não pode sair falando sempre a mesma coisa para todas as pessoas que lhe aparecem pela frente, como se tivesse engolido uma cassete. Você vai começar a ser visto como um chato e um fala barato.

Em vez disso, aprenda a analisar as pessoas e a adoptar a postura e a atitude correcta de acordo com o tipo de pessoa que você tem na sua frente.

E isto é válido em tudo na vida, não só no marketing de rede. Até à próxima e votos de sucesso!