quinta-feira, 6 de maio de 2010

Arco-íris do sucesso


Já ouviu falar no arco-íris do Sucesso? Pois bem, até há pouco tempo eu também não tinha conhecimento desse curioso “arco-íris”.

O arco-íris do sucesso é basicamente um conceito que poderá ajudar qualquer pessoa a perceber e a relacionar-se melhor com as outras pessoas. Este conceito é realmente curioso e pode ser aplicado em qualquer tipo de actividade.

Neste artigo vou falar da sua aplicação aos negócios de marketing de rede, isto porque o marketing de rede é muito mais que um negócio de vendas, é essencialmente e acima de tudo um negócio de pessoas.

O conceito do arco-íris do Sucesso consiste em conseguir identificar (”catalogar”) as pessoas usando as 4 cores básicas: amarelo, azul, verde, vermelho, e depois adequar o seu discurso e a sua atitude em função da cor que mentalmente você atribuiu a essa pessoa. (E não me estou a referir à cor de pele, OBVIAMENTE!)


AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO DE PESSOAS

AMARELOS - Os amarelos são cerca de 35% da população, e nesse grupo normalmente caem os trabalhadores comuns, os funcionários públicos, as pessoas religiosas, entre outras. Normalmente este tipo de pessoas agem muito com o coração, e quase nem têm tempo para elas próprias porque ocupam muito do seu tempo ajudando os outros.

Os amarelos poderiam criar grandes organizações de marketing de rede, se realmente o quisessem fazer. Os amarelos não se deixam levar pelo entusiasmo nem por expectativas desmesuradas, por isso quando falar com um amarelo fale sobretudo do negócio, dos produtos, das vantagens, etc. Se você falar que ele vai ganhar muito dinheiro ao entrar para o seu negócio, ele vai deixar de prestar atenção e perder o interesse.

AZUIS - Estes são 15% da população e gostam bastante de se divertir. São o tipo de pessoa que anda sempre a experimentar novos negócios. Com os azuis você tem que ir com calma tal como com os amarelos, no entanto, abra um pouco mais o jogo e fale também da parte divertida do marketing de rede, das jantaradas, etc. - eles adoram esse tipo de coisas.

VERDES - Os verdes são pessoas que analisam tudo e mais alguma coisa antes de tomarem alguma decisão e são cerca de 35% da população. Antes de falarem com você provavelmente já analisaram o seu site, já pesquisaram sobre a empresa na internet, enfim… já sabem quase tudo. Com os verdes você tem que explicar todos os pormenores e mostrar que realmente sabe do que está a falar e que está a sério no negócio. Eles têm que sentir confiança e ver em si um verdadeiro líder.

VERMELHOS - são cerca de 15%. Normalmente eles pensam no marketing de rede como um negócio de vendas, e para eles quanto mais venderem mais vão ganhar (o que em parte é verdade, mas só em parte). Se você aproveitar isso e explicar que poderiam ganhar muito mais recrutando meia dúzia de pessoas então você irá convertê-los em pessoas verdadeiramente empenhadas com o sucesso.

Como falei no início deste artigo, o marketing de rede (ou marketing multinivel) é acima de tudo um negócio de pessoas e por isso você não pode sair falando sempre a mesma coisa para todas as pessoas que lhe aparecem pela frente, como se tivesse engolido uma cassete. Você vai começar a ser visto como um chato e um fala barato.

Em vez disso, aprenda a analisar as pessoas e a adoptar a postura e a atitude correcta de acordo com o tipo de pessoa que você tem na sua frente.

E isto é válido em tudo na vida, não só no marketing de rede. Até à próxima e votos de sucesso!

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